A meditação é um verdadeiro caminho para o crescimento e a transformação pessoal.
Ao praticar meditação aprendemos a conhecer melhor as nossas emoções, os nossos pensamentos, o nosso corpo. É um reconhecimento de quem somos e o que somos. É a iniciação de um processo de consciência.
Meditar não é apenas silenciar a mente. Meditar é observar que há momentos de agitação e momentos de pausa. Nós não estamos habituados a fazer essa pausa na mente a sentir essa calma mental. É necessário não sermos tão rígidos connosco em exigir uma meditação perfeita à luz do que nos dizem que é meditar e começar a praticar em ser um observador e um condutor da nossa mente e dos nossos pensamentos, que vão e voltam durante todo o processo de meditação.
Não existe posição perfeita para meditação, pode ser efetuada de pé, sentado ou deitado. Fica ao seu critério, o importante é começar a praticar a desligar a nossa mente do pensamento constante.
Escolhe a posição mais cómoda para ti...
Podes optar por sentar ou deitar e ficar consciente da tua respiração, podes contar 4 enquanto inspiras, prende a respiração em 4, expira em 4 e prende a respiração novamente em 4. Sempre que perceberes que já estás de novo nos pensamentos, volta a contar as tuas respirações e não te julgues nunca durante todo o tempo em que estás na tua prática. Também podes optar por praticar meditação estando totalmente presente quando estiveres a tomar banho, conduzindo o carro, a fazer uma caminhada, etc... lembra-te que a intenção aqui é fazer com que a mente pare de estar sempre pensando no que aconteceu no passado ou no que está para acontecer no futuro. Desta forma, estás totalmente presente no AGORA. Podemos ficar com raiva ou tristes, por exemplo, mas nada disso é fixo ou permanente. Não podemos mudar como nos sentimos, mas podemos transformar como escolhemos sentir e reagir. Desejo-te boas práticas de meditação e, se quiseres, junta-te a mim em uma das aulas online mensais.
Comments